
Saiba como escolher as melhores ferramentas de vidraceiro
No ramo das vidraçarias, oferecer um serviço de qualidade com acabamento perfeito é fator fundamental para quem quer se destacar. Para isso, é preciso contar com profissionais qualificados e com a utilização das melhores ferramentas de vidraceiro.
Cada tipo de instalação de vidros exige uma ferramenta especial, por isso, importante saber quais as principais ferramentas para vidraceiro que existem no mercado. Confira!
Principais ferramentas utilizadas pelos vidraceiros
Quando se tem o desejo de montar uma vidraçaria ou já está com um negócio em andamento, é preciso conhecer os principais materiais a serem utilizados para a execução dos serviços. São eles:
- Instrumentos de Medição

Os primeiros itens que não podem faltar na caixa de ferramentas de um vidraceiro são os materiais de medição do vidro e dos vãos durante a instalação dos produtos. Podemos citar como os mais comuns:
Trena ou metro – medir vidros e obras
Paquímetro – medir precisamente pequenas distâncias e espessuras
Esquadro – conferência de ângulo
- Materiais para corte

Alguns outros materiais voltados para o corte e furação são muito importantes para o vidraceiro, por proporcionarem precisão nos cortes e também acabamento das instalações. Os principais itens que não podem faltar são:
Estilete – específico para vidros podem ter as lâminas substituídas
Serra – voltada para o corte de alumínio
Furadeira – utilizada para diversas perfurações
Broca – instrumento para perfuração
Lima – visa tirar o corte e dar acabamento ao alumínio
Diamante – ideal para vidros e pequenos ajustes é responsável por cortar o vidro com precisão.
- Nível e Prumo

Esses dois materiais são importantes em qualquer instalação de vidraceiro, seja de um simples box para banheiro até uma janela especial. No mercado existem diversos modelos disponíveis com valores acessíveis.
Prumo – verificar nível na vertical
Nível – verificar nível na vertical e horizontal
- Produtos para fixação química

Neste grupo entram as colas de contato, de vedação ou fixação, silicone e fitas adesivas e impermeabilizantes para vidros. São diversas opções disponíveis para necessidades específicas. Por exemplo, para um box de vidro que necessita de uma vedação contra mofos, será fundamental um silicone especial.
Além disso, é preciso contar com um aplicador de silicone, material para vidraceiro que tem como função unir o vidro aos seus componentes e ferragens por meio da aplicação do silicone. Ele pode ser usado várias vezes, bastando apenas substituir os produtos químicos de fixação.
- Materiais para acabamento

Para instalação perfeita dos vidros é preciso usar algumas ferramentas que darão acabamento. As mais utilizadas são:
Espátula – Indicada para remoção de colas e massas ou ainda para o ajuste entre o vidro e os espaços.
Martelo de borracha – Ideal para aparar alguns ajustes do vidro durante sua aplicação.
- Ventosa

Esse item é fundamental para evitar danificações aos vidros no momento das instalações. As ventosas são usadas para movimentação de vidros, de modo que evita quebras ou arranhões. Existem modelos específicos para cada tipo de peso do vidro.
- Itens de segurança e limpeza

Aqui é preciso contar sempre com os equipamentos de proteção individual necessários para evitar acidentes com os instaladores, como por exemplo, capacetes, luvas e óculos.
Além disso, é preciso contar também com materiais para limpeza do local, ou seja, ideais para não deixar resíduos na obra e manter o local limpo. Podemos citar: papelão para forrar, sapatilha descartável, aspirador de pó, vassoura, entre outros.
Utilize boas ferramentas
Contar com bons produtos disponíveis no mercado é importante para otimização do tempo e melhorar a qualidade do serviço entregue.
Antes de qualquer serviço de instalação, observe se todas as ferramentas estão limpas e reguladas. Conte também com maletas, carrinhos e organizadores, que contribuirão com qualidade e manutenção das suas ferramentas.